top of page
  • Foto do escritorAne Caroline Costa

A Lua e o Feminino


Por que a Lua é associada ao feminino?


A associação da mulher com a Lua se dá principalmente por causa da menstruação. O corpo da mulher e o ciclo feminino estão conectados com a Lua e a Terra. Através de seu ciclo menstrual, a mulher transita pelas diferentes energias lunares (crescente, cheia, minguante e nova). Assim como a lua, a mulher tem fases no próprio ciclo menstrual, que ditam quando ela está mais apta a engravidar, por exemplo. Enquanto a lua leva 28 dias para fazer a rota na terra, a ciclo menstrual da mulher também leva 28 dias, em geral.


Durante muito tempo a mulher foi vinculada a natureza e punida por isso, por exemplo quando eram taxadas de bruxas e queimadas na fogueira na antiguidade. Isso vem de uma ideia patriarcal de que a mulher e perigosa, ligada às coisas mais elementares, enquanto o homem era entendido como um ser cultural, com entendimento do mundo. Essas facetas - cultura e natureza - eram entendidas separadamente, assim como os sexos femininos e masculinos.


Hoje em dia, críticos dos estudos climáticos repudiam a separação da ideia de cultura e natureza, identificando nessa dicotomia a principal motivação para a devastação da natureza. E vale lembrar que, assim como a natureza e massacrada pela elite cultural, também são as mulheres pelo patriarcado.




Você sabe como a Lua reflete a Luz do sol?


“A lua atrai a luz solar. Os raios solares invadem o corpo da lua, penetram a matéria e pulsam e ardem como fogo. O sol aquece a lua, deixa seu corpo quente, envolvido de larva cálida, e a lua absorve aquele calor com anseio e ternura. Durante três de suas quatro fases, ela se movimenta emitindo aquela luz com timidez… mas quando ela está cheia… quando a lua está cheia… é como se seu corpo explodisse em mil partículas e irradiasse luz por todos os lados.”



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page