Seria lindo, não é? Infelizmente, não existe nada como “escolha o título perfeito para o seu livro em 4 passos”. Desculpe desapontar.
Mas esse post vai te dar algumas ideias para desenvolver seu título-foda.
Geralmente, eu tenho um título provisório para todas as minhas histórias, tipo “Violeta e a gravidez indesejada” ou "Mariana e o curador do Louvre" — bem estilo Harry Potter. Isso me ajuda a começar, é algo que apenas serve para não deixar o documento sem nome.
Então, na hora que escrevo o “Fim” ali na última linha, depois de me felicitar por ser tão incrível ao ponto de terminar um livro (o que você também devia fazer) é pensar no título.
Por que um título é importante e por que você deveria gastar tempo pensando nele?
O título de um livro é uma das mais importantes decisões a se tomar antes do seu lançamento. Depois da arte da capa, o título do livro é a decisão mais importante que você vai fazer.
Existem alguns mitos sobre capas e títulos que mais vendem na Amazon. Eu acho isso tudo uma bobagem. Inclusive, Raissa, a @garotabestseller, fez um experimento com o livro dela e concluiu que não vendeu mais por causa da capa do livro. Então, pronto, acabou suas desculpas.
E juro, da próxima vez que alguém ver “o CEO e a VIRGEM” haverá suicídios coletivos. Pronto, falei. Repetição cansa. Faça isso direito!
Algumas ideias para fazer seu título brilhar.
Intrigar o leitor.
Bons títulos intrigam o leitor, faz com que eles se perguntem “porquê?” ou “como” ou “quem”. Quando a gente lê, "O Senhor dos Anéis" dá uma curiosidade, uma coisa desperta lá dentro da gente. Quem é essa pessoa dona de anéis e por que ela é importante? Deixa eu ler a sinopse.
Inclusive, um bom título deve levar seu leitor à sinopse.
Falam sobre o Gênero
Convenhamos que ninguém deve esperar muito romance de um livro que se chama "O Senhor dos Anéis". Ao mesmo tempo que ninguém espera uma aventura intergalática de um livro cujo título é "Eu antes de Você".
O título do livro deve criar um link entre o livro e o gênero no qual esse livro está inserido. Por exemplo, os livros da Agatha Christie geralmente tem a palavra “morte” ou “assassinato” no título. Isso deixa o leitor pronto para o que esperar.
O que está rolando?
Um bom título também dá ao leitor uma ideia do que está acontecendo no livro, em POUCAS palavras. Nesse caso, você pode pensar se vai incluir um subtitulo. Livros de ficção geralmente não tem subtítulos, mas acontece.
Rebuscas tuas palavras, querido autor...
Ninguém quer olhar no dicionário o que seu título significa. Meu segundo livro da saga Eva vai se chamar "Eva. Anfibologia" -- e essa é uma palavra pouco conhecida. Eu resolvi esse problema incluindo na Sinopse o que Anfibologia significa.
Ambientação.
Usar a ambientação nos livros pode ser muito eficaz. O cinema faz muito isso. Filmes como "Austrália", "Bom dia, Vietnã", "Central do Brasil", "Gangues de Nova York", entre outros. O que mais tem é nome de cidade em filmes.
Se a cidade onde os conflitos acontecem tem muita importância, então essa pode ser uma ótima saída para você.
Protagonista
Usar o nome da sua personagem pode ser interessante, especialmente se sua personagem tiver um nome bem sonoro tipo... sei lá... EVAAAA! Quando eu decidi que o nome da minha protagonista seria Eva, sabia que esse nome tinha que estar no título. E como escrevo uma saga com quatro livros, o subtitulo refere-se a uma metáfora, algo que faz referência ao tema do livro.
Símbolos e metáforas.
Vou fazer um tópico só para esse, pois é importante. Por exemplo, o filme "Adeus Lenin" traz um símbolo no título, o próprio Lenin. Esse filme (maravilhoso, diga-se de passagem), se passa na Alemanha pós queda do muro de Berlim, e os personagens estão -- literalmente -- se despedindo de Lenin, aprendendo a viver na Alemanha capitalista.
Essa foi a ideia por trás de ANFIBOLOGIA. Essa metáfora "de que a anfibologia do ser humano é o amor" -- assim como uma das personagens fala -- é a ideia central do livro, o tema do livro, e por isso a palavra foi para o título.
Agora vamos praticar...
Alguns exercícios...
Um bom exercício para escolher um título é escrever a ideia principal, a mensagem do seu livro em UMA SENTENÇA. Depois, escolha as palavras de impacto dessa frase, sejam elas substantivos ou adjetivos.
Exemplo: Uma irmã sensível e outra racional enfrentam dificuldades depois da morte do pai e a perda dos dotes. Título: Razão e sensibilidade.
Tudo bem que assim parece fácil! Mas vai tentando que você chega lá.
Você também pode tentar tirar inspiração de outros trabalhos. Por exemplo, "A culpa é das Estrelas" faz uma intertextualidade com Shakespeare, Julius Caesar. Se for uma coisa que alguém fala no seu livro e tem a ver com a sua história (Que é o caso desse livro do John Green, melhor ainda.
Por hoje é só! Inté logo mais com outras dicas de escrita.
Ane Costa.
Referências: https://blog.reedsy.com/how-to-title-a-book/
Comments