top of page
  • Foto do escritorAne Caroline Costa

Como e por que construir a sua narrativa em torno de um tema?



Já pararam para pensar qual é o tema central de Senhor dos Anéis ou Harry Potter? Fácil neh? O tema de o Senhor dos Anéis é a guerra do bem contra o mal, e de Harry Potter é o que em alemão chamamos de Bildungsroman (que é também um gênero literário) e significa coming of age - isso é, o crescimento pessoal do protagonista. Tem guerra do bem contra o mal em Harry Potter? Bom, mais ou menos. Enquanto O Senhor dos Anéis traz um elemento sombrio (o anel) e um vilão sem backstory que somente quer dominar o mundo e instaurar o darkness, e esse mal tenta corromper as pessoas de bem (o Frodo), em Harry Potter, Voldemort não é bem a encarnação do mal. Ele é um vilão complexo, que preza o puro-sangue, quando ele mesmo é um mestiço, e ele quer viver para sempre, como outros personagens da saga (inclusive, talvez, até o Dumblodore). A luta contra o bem e o mal em HP é uma luta interna, já que a premissa é que há luz e trevas dentro de cada um, e são as escolhas que mudam tudo. Isso mostra que uma história pode ter vários temas.


Mas afinal, o que são temas, e por que as histórias devem ter temas? Tema é o tópico central ou mensagem da sua narrativa. Tecnicamente, se vc não entende o tema da narrativa, vc perde o sentido. O famoso “você não entendeu esse livro.” O tema geralmente é implícito, e o leitor precisa fazer um trabalho para entender. As vezes, se o tema está muito óbvio, a leitura é desgastante, chata, óbvia.


Vamos pegar um livro mais clichezão, tipo Cinquenta tons de cinza (nada contra). O tema do livro é “amor” - porque é isso que a protagonista está aprendendo a fazer: a amar, a se entregar. E ele (Christian Grey) somente consegue fazer isso quando ele larga do controle. Nada contra esse tema, mas se vc não melhora um pouco o trabalho nesse tema, a narrativa fica meio chata. Cinquenta tons parece superficializar outros temas como Sadomasoquismo (bem superficialmente), ciúme, e outras coisas; mas o tema principal ainda continua sendo o amor e todos os outros somente estão ali para potencializar o tema central.


Vamos pegar um clássico da literatura brasileira. Dom Casmurro trás o tema do ciúme de forma brilhante. Pq o ciúme insano do Bentinho destrói a vida dele e o torna Dom Casmurro. Ele perde tudo porque ele “acha” que a mulher dele Capitu (spoiler!) o traiu. Em Grande Sertão: Veredas, um dos meus livros preferidos, é a luta interna e pessoal que cada um trava com seu lado sombrio. Ribaldo passa o livro inteiro tentando explicar suas escolhas e vivências, tentando compreender se ele é uma pessoa boa ou má, e se existe um mal no mundo, o demônio, ou se o bem e o mal “vide dentro do homem.”


Perceba que, grandes livros tem temas universais: A coragem, o bem contra o mal, o crescimento, o amor, o ciúme. Temas são coisas que nós experiênciamos no dia a dia e tentamos entender nas nossas vivências. Pense no livro que mudou a sua vida e diz aqui qual o tema dele.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page