top of page
  • Foto do escritorAne Caroline Costa

Então vamos falar de revisão...




Pronto você acabou sua primeira versão! Parabéns!


Mas honestamente, essa era a parte fácil! Muitos escritores acham que a revisão é sempre mais difícil! E é.


A primeira coisa a se dizer sobre a revisão é que ela não é uma releitura, mas sim uma reestruturação da sua narrativa. Se você não sentir a necessidade de reestruturar nada, isso quer dizer que você fez tudo certo na primeira versão - e isso é um pouco difícil de acreditar. Tudo pode sempre ficar melhor. E deve ficar melhor, ou então você não está levando essa coisa de escrever seriamente! Pronto, falei.


Há diversas camadas de revisão. Então vamos por partes: Temas e subtemas, personagens, cenas, leitores betas, revisão profissional, e publicação.



 

TEMAS


Antes de começar a sua revisão, é essencial que você reveja seus temas.


Durante a minha primeira versão, eu não me prendo a isso. Eu deixo o negócio fluir. E apesar de eu ter um esqueleto antes de escrever a primeira versão, eu deixo espaço para as coisas mudarem. As vezes fica ótimo, outras vezes não dá certo, e isso faz parte da equação.


Na segunda versão, é a vez da metódica em mim tomar o lugar da maluca criativa. Agora é a hora de saber onde você está indo.


Escreva em 15 linhas qual o seu tema. Para mim, os temas geralmente vem em perguntas: “por que nos precisamos de um lugar no mundo? O que nos faz pertencer a algum lugar? Por que é tão difícil perdoar as pessoas?” A resposta para essa pergunta é onde você quer levar seus leitores.


Junto do tema, escreva também um micro resumo da sua obra. Um parágrafo que fale o que vai acontecer. Tenha certeza que seu tema e seu enredo se encaixam.


Uma história sem tema é como um ser humano sem espírito, sem propósito. Saiba onde você está indo.




 

Personagens


Gostou das fichas? O bom é que podemos sempre voltar nelas durante a revisão das cenas. Geralmente, eu faço minhas fichas de personagens antes de começar a primeira versão da história, e elas são muito mais detalhadas do que essa. Então o bom desse resumão nas fichas é a facilidade para se lembrar dos conflitos e desejos dos seus personagens.


Quando começo a segunda revisão, preciso de uma ideia clara de onde estou indo com os personagens. Então eu faço fichas bem claras, das coisas mais importantes.


Escreva em uma linha o arco dos seus personagens principais. Tudo o que acontece com eles em uma linha. Use isso como um guia durante a sua revisão.



 

Revisão das Cenas


Já tenho minhas fichinhas, e agora vou começar o trabalho pesado! E para isso, uma coisa que sei que não é fácil fazer, mas é necessário - imprimir a sua obra!


Gente, tem pesquisas que falam como nós não conseguimos ver tão bem coisas na tela do computador quanto conseguimos ver na folha impressa. É necessário imprimir. Eu imprimo no modo “ecológico” mas não frente e verso - pq eu uso muito o verso para reescrever coisas.


E como revisar?


1- primeiro, você precisa questionar cada palavrinha da sua narrativa. Eu tendo a usar diversas palavras repetidas “respirou fundo” “revirou os olhos” - o que tenho feito ultimamente é colocar os personagens para fazer ações enquanto conversam. Isso me ajuda muito a evitar repetição.


2- nunca é tarde para reestruturar a sua narrativa. Reveja o arco dos seus personagens, questione se o seu clímax está perto do fim do livro, e coisas assim.


3- revise seus personagens. Perceba se suas motivações estão explícitas. Como eles estão se comunicando? Cada um tem seu speech? Ideal é fazer isso antes de ir para as cenas da sua história, é claro.


4- Durante cada cena da sua história, se pergunte;


a) Essa cena pertence a esse livro? Está relacionada ao tema?

b) Essa cena desenvolve o personagem e move o enredo para frente?

c) Essa cena tem conflito (tem que ter conflito sempre!)

d) Essa cena se encaixa logicamente no tempo e espaço da história?

e) Essa cena tem palavras fracas, tipo advérbios e adjetivos? (Troque por verbos.)

f) Essa cena está bem escrita?


5- Outra coisa que você quer prestar atenção é a Contagem de palavra. Um romance deve ter entre 50k-120k. É claro que pode ser maior ou menor, mas esses tamanhos são mais aceitáveis. Durante esse processo, você precisa se perguntar se vai aumentar ou diminuir seu trabalho. Nem sempre é possível, e está tudo bem! Mas é algo legal para se ter em mente. Se eu tivesse isso em mente quando comecei, tenho certeza que meu trabalho seria muito melhor. Agora, se você precisa aumentar, uma maneira de aumentar o tamanho é ter mais arcos de personagens. Pode ser uma boa saída.


Dicas do que editar:


1- se seu capítulo começa com descrição de ambiente ou histórico do personagem, repense. Comece com uma ação, e vai colocando as informações que você quer devagar.


2- sempre, sempre prefira palavras mais comuns a palavras mais sofisticadas. Você quer gastar seu vocabulário fudido? Faz um personagem que fala difícil! Pronto. Mas não deixe isso acabar com a sua narrativa.


3- cuidado com as redundâncias. “Ele balançou a cabeça em concordância” - só pode ser em concordância. Melhor seria “ele concordou.” Ou “ele negou com a cabeça” - hum, geralmente, ele negou já vai dar essa ideia.


4- evite mencionar o óbvio. “Ela abriu a porta, entrou na sala e se sentou no sofá amarelado.” - você precisa mesmo dizer que a pessoa abriu a porta? “Ela entrou” já não deixa isso explícito? E outra, precisa ficar mesmo descrevendo a cor do sofá? Isso é importante? De um pouco de trabalho para o leitor. Deixe-o imaginar um pouco.


5- se nada acontece, não mencione. “Ela ficou calada” - se ela ficou calada, o leitor vai saber pelo diálogo. Não precisa ser dito.


6- evite adjetivos e advérbios - nós temos uma necessidade absurda de usar adjetivos e advérbios. É impressionante! Completamente incrível! Você entendeu, neh? Vamos parar com isso? Escrita é verbo e substantivo! Troque um “ela estava muito feliz, e sorriu” para “ela sorriu.” Pronto! Mesmo efeito.


7- se você tem um narrador onisciente, foque cada cena em uma perspectiva somente. Sempre escolha o personagem que tem mais a perder ou ganhar em uma determinada cena.


8- não diga, mostre. Aquela velha regra. Mas faz toda a diferença. Ao invés de dizer “estava calor” diga, “ela andou um pouco e já notou o círculo de suor se formando embaixo das axilas.” Pronto, uma imagem que dá para ver claramente.


9- resista não explicar tudo. Seu leitor não precisa de tanta explicação. Ao invés de dizer “ela bateu o pulso na mesa, com raiva” prefira somente “ela bateu o pulso na mesa.” Dá pra entender. E já que estamos falando disso, não precisa também dizer tudo que seus personagens estão fazendo. Não descreva demais! Deixe o diálogo fluir.


10- por ultimo, nomes. Não de nomes parecidos para os seus personagens! Certifique-se de que os nomes nem comecem com a mesma letra. Eu tenho um problema seríssimo com isso, e tenho certeza que tô aqui pagando língua!




 

A vez do computador


Depois que eu acabo de fazer a revisão no documento impresso, eu vou para o computador. Essa dinâmica funciona muito, pois você se obriga a ler mais vezes.


Essa terceira leitura inclui passar para o computador as modificações e complementar ainda mais as descrições, e diálogos. Por isso controlar as modificações no word é tão importante. Temos de ter consciência de que esse é um processo longo e cansativo sim, mas essencial na estrutura do seu trabalho.


Quanto tempo demora?

Então, galera, trabalhando por volta de 3 horas por dia, eu consegui fazer a revisão na folha impressa em mais ou menos 1 semana, e no computador em 10 dias. Então isso dá por volta de umas 25 horas. Para constar, a última revisão que fiz eu acrescentei 10k na minha história.



 

E agora, José?

A resposta é: leitores criticos.



Vocês já fizeram pão? Já viram a massa crescer enquanto descansa? Pois então, escrever é assim também. Eu geralmente começo a revisão assim que termino a primeira versão. Mas depois que a segunda versão está pronta, então é hora de descansar.


Isso não siginifca que você não vai fazer nada com ela. Depois de passar todas as modificações para o computador, eu mando para os leitores críticos!


E os leitores críticos são importantes? Vale a pena investir neles?

Eu digo que sim! Se não tiver amigos que possam fazer isso, tentem parcerias, ou até mesmo invistam um dinheiro nesse processo. Os leitores críticos vão te falar aqueles problemas na trama que você não vê, os fios soltos (eles estão lá, não se enganem). E eles vão te dar um feedback da experiência de leitura do seu livro. Eles são essenciais no processo.


O que fazer se o feedback for negativo?

Nunca é tarde para reenstruturar a ideia, os personagens, mas também se certifique que seu leitor crítico gosta de ler o tipo de livro que você está escrevendo. Não dá um livro de romance hot para alguém que lê fantasia. É claro que eles não vão gostar.


Quantas leitores críticos eu preciso?

Eu não sei bem, honestamente, mas pelo menos uns três. Só para garantir.


Vale a pena pagar por esse serviço?

Eu acho que vale a pena, mas tenha certeza que você fez o melhor que pode no seu processo de revisão. Apresente o melhor trabalho possível!


Depois que recebo o feedback dos leitores críticos e faço as mudanças, Já posso publicar?

Poder pode, por que nós somos livres para fazer o que quisermos. Devia? Honestamente Não! Vamos falar sobre a revisão contratada agora.



 

Revisão Contratada


Hoje em dia, com essa maravilha chamada self-publication, nós autores temos total liberdade para publicar nossos livros! Não tem nada mais lindo! Fantástico!


Contudo, isso também significa que o nosso trabalho é muito maior. Então saber dos processos ajuda para publicar algo de qualidade - o que, honestamente, não é o que a gente vê por aí.


A revisão final gramatical feita por um profissional é fundamental! Garanta que as vírgulas vão ser usadas bem, que suas ideias são claras, que você está dizendo o que pensa que está dizendo. Isso é muito importante, e um revisor profissional vai te ajudar nisso.


Algumas coisas importantes na hora de contratar um revisor:


1- Certifique-se de que essa pessoa tem um histórico de revisão no estilo de literatura que você produz. Não recomendo dar um livro de literatura juvenil de 160k para uma pessoa que está acostumada de revisar artigo científico.


2- Garanta que esse revisor vai estar em contato com você depois que te entregar a revisão para tirar dúvidas ou discutir inserções.


3- Revisor que é bom revisa depois da diagramação também! Aquela última lida depois da diagramação é muito importante, e a gente vê aquelas coisinhas que passaram nas últimas leituras.


Ufa! Agora sim! Vai publicar isso! Ou mandar para agentes literarios e editoras grandes. E talvez, depois de publicado, você ainda se depare com um errinho ou outro - por que a perfeição é impossível! Não tem jeito. Mas esse processo vai garantir que seu trabalho atinja um nível de qualidade alto.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page