top of page
  • Foto do escritorAne Caroline Costa

Criando Contos


Eu sempre me considerei uma escritora de romance (isto é, longos textos). Recentemente, tenho tentado escrever mais contos. Eles são pequenos, rápidos de escrever, sem contar que eles mostram alguns dos problemas que enfrento ao escrever romances. Então, eu tenho um melhor entendimento de técnicas de escrita e da minha própria voz narrativa escrevendo contos. Então eu estou estudando algumas técnicas de escrita de contos. Aqui vai algumas das coisas que estou aprendendo:


  1. Temas. Eu me foco em trabalhos entre 1,500 e 3,000 palavras. Contos são sobre uma história bem contada e os temas estão em toda parte, uma pessoa, um problema, uma tensão, um medo, um conflito.

  2. Personagens. Eu penso em pessoas reais, suas vozes, motivações, gênero, cor, classe social, hábitos. É importante que essas coisas venham de pessoas que conhecemos, pessoas verdadeiras. Como a escritora Tayari Jones diz, se você escreve a verdade, você evita esteriótipos. Acho que nem preciso falar que contos tem menos personagens, certo? Geralmente é focado em dois personagens.

  3. Estrutura. De acordo com Dean Koontz, devemos colocar a personagem principal num conflito rápido. Como eu escrevo drama/romance, um conflito poderia ser uma traição por exemplo. Em seguida, a personagem vai tentar sair desse problema, mas não vai conseguir; vai estar na verdade com mais problemas, até que as coisas pareçam impossíveis de desenrolar. Finalmente, a personagem consegue (ou não) uma resolução, depois de tudo que aprendeu. Há outras maneiras de estruturar essa história, mas essa é uma estrutura bem certeira. Sempre lembro de Maupassant “O Colar.” Quando achamos que nada pode ficar pior, descobrimos a verdade, e a sensação é de extrema inquietação.

  4. O fim é muito importante! O fim precisa deixar o leitor cheio de sentimentos. Por exemplo, o fim de Maupassant “O Colar,” deixa o leitor com pena, e até um pouco de raiva. “Uma flor para Emily” de Faulkner deixa o leitor perplexo, mas com um sentimento de “é, só podia ser isso mesmo.” Isso é o mais importante, o fim tem que se encaixar com o todo da história, e ser satisfatório.


Contos são portas de entrada de romances. A escritora Ursula Le Guin começou a criar seu mundo (Earthsea) em contos, e só depois desenvolveu os romances. Já te convenci? Vamos escrever contos, moçada!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page