top of page
  • Foto do escritorAne Caroline Costa

Revisões são chatas.



Sim, são chatas. Sim, consomem tempo. Sim, são necessárias.


Estamos vivendo um momento único e lindo para a produção literária. Pode-se publicar um livro em minutos no Amazon. E com isso vem certas complicações também. Tanta coisa que é publicada hoje claramente não passou por uma revisão! E eu não estou falando de uma revisão profissional (que precisa ser considerada antes da publicação), mas uma revisão autoral mesmo. Algo que faz o texto ficar melhor, os personagens mais profundos, evitando clichês e arquétipos, e que não canse o leitor.


Eu ainda não publiquei meu livro, muito porque eu tenho uma ansiedade gigantesca sobre qualidade. Eu não tenho a intenção de ser Clarice Lispector, ou Toni Morrison, mas eu quero ser o melhor possível. Eu quero presentear o leitor com uma obra que seja prazerosa de ler. O prazer do texto, como dizia Barthes, está na possibilidade de encantar que a arte tem.


Então resolvi escrever esse post para falar sobre revisão e dar dicas reais do que eu faço quando estou revisando.


  1. Na minha primeira série, a narradora é onisciente. Sabe tudo de todo mundo, e diferentes capítulos são focados em diferentes personagens. Então eu reviso pensando em manter aquela perspectiva. Misturar perspectivas confunde o leitor.

  2. Eu tento manter aquele ímpeto de dizer tudo pro leitor. Digamos que um personagem vai ligar para alguém. No seu texto você diz “Ela estava com saudades da voz dele e resolveu ligar. Pegou a bolsa com pressa, tirou o telefone de lá e pensou duas vezes, enquanto rolava os dedos pelos seus contatos.” A não ser que você tenha um motivo bom para tanta descrição, é melhor simplesmente dizer “Ela estava com saudades da voz dele, mas pensou duas vezes se deveria ligar.” Eu preciso me lembrar disso todas as vezes, pq eu tenho um ímpeto irreal de descrever tudo. E cada character conta na hora de imprimir um livro, então precisamos ser mais sucintos.

  3. A danada da gramática. Parece brincadeira, mas é impressionante o tanto de erro gramatical que a gente vê por aí. Tudo bem, escrever mantendo um foco na fala verbal é ótimo; mas isso é diferente de escrever errado. Pontuação é essencial para a leitura fluir. Às vezes, eu nem entendo o que as pessoas estão querendo dizer, pois a frase está pontuada errada. Isso é essencial. Se você não entende de pontuação, tem diversos sites on-line que podem te ajudar. Você também pode contratar um revisor profissional para isso.

  4. Leitores beta podem te ajudar e muito. Eles vão te falar se a trama está fluindo, se há furos no enredo, se os personagens estão bem construídos. Eu incomodo diversos dos meus amigos para ler o meu livro, e adoro ouvir o que eles tem a dizer. E a gente aprende com as críticas construtivas.

  5. Por fim, quando revisar, use o modo sugestão do Google ou Word. Assim você vê o que está indo e o que está ficando, e pode fazer escolhas melhores na sua revisão final.


Revisar é aquele momento de voltar e repensar a obra. Se você está entediado com a sua escrita e a sua história, então pode ter certeza que os leitores também vão estar. Você é seu primeiro leitor, e você precisa gostar do que está fazendo mais do que qualquer outra pessoa. Revisar te da uma noção muito melhor da sua história, dos seus personagens, e da mensagem que você está passando para seus leitores.



Então fica a dica e boa revisão.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page